Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Faz uma viagem ao passado geológico através dos fósseis pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da Terra. Podes observar e identificar macrofósseis em amostras de mão. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis, podemos ajudar-te a supor o que aconteceu naquele tempo, fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.34 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Aspectos diferenciadores das águas minerais e de nascente de fontes situadas em Portugal, na origem, composição, classificação e comercialização. Degustação e prova de águas: "As águas não são todas iguais". Aprenda a distingui-las e a escolher a mais adequada às suas necessidades de consumo, a bem da sua saúde, bem-estar e beleza. Acidez e mineralização são propriedades que se evidenciam na determinação da qualidade e respectivas utilizações.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.35 (Departamento de Ciências da Terra)
Aspetos diferenciadores das águas minerais e de nascente de fontes situadas em Portugal, na origem, composição, classificação e comercialização. Degustação e prova de águas: "As águas não são todas iguais". Aprenda a distingui-las e a escolher a mais adequada às suas necessidades de consumo, a bem da sua saúde, bem-estar e beleza. Acidez e mineralização são propriedades que se evidenciam na determinação da qualidade e respetivas utilizações.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.35 (Departamento de Ciências da Terra)
A atividade centra-se em aspetos diretamente relacionados com a nova licenciatura em Tecnologia Agro-Industrial, e suas saídas profissionais. Neste sentido, irá proceder-se à produção e degustação de gelados, de bombons e de biscoitos inovadores, produzidos num laboratório do setor Agroindustrial do DCT (Departamento de Ciências da Terra). Também se proporcionará a visualização da clorofila a, com a transformação da cor verde em cor vermelha.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.35 (Departamento de Ciências da Terra)
Conheces a diversidade de equipamentos utilizados para testar a resistência das lajes, colunas, vigas e outros elementos estruturais? Vem visitar os laboratórios e os trabalhos em curso para perceber como é que um Engenheiro Civil trabalha em laboratório.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Ed. IX - Lab. de Estruturas
Hora de início: , , , , , , ,
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
O circuito integrado é o novo aço do mundo contemporâneo. Sem ele, viveríamos certamente numa realidade diversa. No espaço de exposição sobre a eletrónica, mostramos as várias etapas de projeto e teste de circuitos eletrónicos integrados. Para além destes elementos de micro e nano eletrónica avançada para a conversão de sinal do mundo analógico para o digital, o visitante poderá interagir com diversos demonstradores resultantes de trabalhos utilizados na nossa atividade letiva, nomeadamente, amplificador de áudio, sistema de comunicação sem fios, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 3.1
A cor é indicativa da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo nano. Que cor pensas que têm? Vamos ver como uma solução incolora fica azul quando agitada e quando assenta torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual? Veremos como uma solução azul a diferentes pHs muda para verde, amarelo e laranja quando agitada. Qual é o ativador de este semáforo molecular?
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 3, Hall