Já imaginaste como seria incrível todas as superfícies poderem incorporar eletrónica de forma totalmente invisível? Nesta atividade vais ver para que servem os materiais condutores e transparentes e como os podemos utilizar de uma forma smart.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 1.03 - CEMOP/UNINOVA Ed II
Nesta adaptação de um concurso de televisão, será que mudas a tua escolha inicial? Quais são as tuas probabilidades de ganhares um magnífico carro? Vens descobrir neste Problema de Monty Hall!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Nesta roleta matemática, os participantes giram e consoante o número que sai têm uma pergunta associada. Se tiverem uma participação fantástica, poderão receber um prémio único... Vem descobrir e aprender sobre algumas curiosidades matemáticas. Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar portanto os números fazem parte das nossas vidas. Como cada um de nós, cada número é especial à sua maneira! Vem descobri-los!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Já não conseguimos imaginar o mundo sem computadores, automóveis e smartphones. Todos estes equipamentos utilizam uma grande quantidade de metais, como cobre, zinco, tungsténio, ferro e lítio, e todos têm origem primária nos minerais. Nesta atividade, iremos utilizar um equipamento laser portátil para identificar metais em minerais que são explorados em Portugal. Vem aprender a importância dos recursos minerais na descarbonização e na transição energética, os minerais explorados em Portugal e a responsabilidade ambiental deste setor da indústria.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.31
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Vem observar sedimentos com milhões de anos, contendo microfósseis, à lupa binocular. O desafio é reconhecer fósseis microscópicos, diferenciá-los dos grãos minerais e identificá-los ... com uma ajuda! Depois, descobre o possível ambiente em que o sedimento se formou ...
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (-196 ºC), dando informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo. Aqui, aprenderás como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é usada na descoberta de novos fármacos para o tratamento de várias doenças. Vem conhecer o projeto CryoEM@NOVA, do programa ERA Chair do Horizonte Europa, e as oportunidades que oferece para conheceres melhor esta tecnologia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 6º Piso
Hora de início: , , , , , , , , ,
O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Vem conhecer o mundo das Artes Cénicas! Olá, somos o Novo Núcleo de Teatro, NNT, a nossa atividade consiste num jogo de mimica, no qual poderás interagir com membros do núcleo e utilizar adereços e figurinos do nossos espetáculos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Todos os seres vivos armazenam a sua informação genética nas moléculas de ácidos núcleicos, geralmente, no DNA. Apesar de não ser possível observar a estrutura do DNA a olho nu, é possível extraí-lo e observar o aglomerado de moléculas que ele forma, apresentando um aspeto filamentoso. O visitante poderá ver e executar a extração do DNA do morango enquanto descobre um pouco mais sobre a importância desta molécula e a vida académica no Campus da Caparica. (atividade dinamizada pelos alunos Núcleo BCM)
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Patamar Norte, Piso 2 (entrada para as atividades do DCV)
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada