A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade, sendo a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos e em todos os objetos que utilizamos! A Química em Ação pretende fazer pequenas demonstrações de processos químicos muito simples, que podem ser explicados de uma maneira divertida e descontraída para todos os visitantes da nossa EXPO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 417
Localização no Campus

O núcleo de Química Aplicada irá oferecer diversas atividades relacionadas com a química. Entre os químicos, poderão ter acesso à vossa própria impressão digital em cartão e descobrir a mensagem invisível. No entanto, o jogo principal será o jogo da memória onde aprenderão diversas novas moléculas e um pequeno quizz, com muitas curiosidades sobre a área. Também poderão conhecer alunos e os diversos trabalhos feitos pelos mesmos durante os 3 anos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
Localização no Campus

Exposição de alguns protótipos de startups e desenvolvidos na UC Projeto em Engenharia Biomédica que consistem em dar resposta a uma lacuna em contexto clínico, entre os quais Terapia da Fala em contexto infantil e Intervenção em radiologia. Aplicação de Gestão de Informação de Utentes - há uma dificuldade em gerir a informação de cada utente e pelna partilha da mesma sem comprometer a privacidade. Assim, desenvolveu-se uma aplicação móvel que permite a gestão da informação de utentes. Para tal, utilizou-se a Firebase, incorporada no software Android Studio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, a entrada do Departamento de Física
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular; - Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras; - Sabias que seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um método complementar para diagnóstico de patologias circulatórias e inflamação.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

Os alunos terão a possibilidade de entrar em contacto com as várias vertentes desta área. Teremos um eletrocardiógrafo de baixo custo que permitirá ver, com o auxílio de um osciloscópio e elétrodos, o batimento cardíaco em tempo real – tal como iriam aprender na UC Eletrónica. Além disso, os alunos poderão optar por conhecer mais de outros ramos, como Biofísica, Biomateriais, Anatomia, Eletrofisiologia, Imagem Médica, Biomecânica, Hemodinâmica e Sistemas de Informação Médica - existirá um quiz dinâmico e com curiosidades sobre cada área.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros aspetos da vida académica. Estás convidado para conversar com alguns membros do Núcleo de Engenharia Física, esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 209
Localização no Campus

Dentro deste aparelho encontra-se uma bobina, que consiste num dispositivo eletrónico constituído por um fio condutor, enrolado sobre si mesmo, e que quando percorrido por corrente elétrica permite estabelecer um campo magnético. Não será interessante descobrir porque é que quando ligamos o interruptor, verificamos um fenómeno pouco intuitivo associado ao movimento vertical de anéis de constituição metálica?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro deste dispositivo, encontra-se um elétrodo submetido a uma diferença de potencial elevada, responsável pela excitação e ionização da mistura de gases. Ao voltarem ao estado fundamental, estes emitem luz dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento do Globo de Plasma, está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaff, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

As técnicas de espetroscopia permitem-nos conhecer os materiais para além do que o olho humano permite. A espetroscopia Raman permite identificar e diferenciar os materiais com base nos modos como as suas moléculas vibram. Nesta atividade iremos distinguir materiais do quotidiano, de interesse artístico e médico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 120 – sala Raman
Hora de início: , , , , ,
Localização no Campus

As nanoestruturas possuem um imenso potencial de aplicação na área da saúde. Na Engenharia de Tecidos, que combina células e biomateriais para desenvolver substitutos biológicos para tecidos ou orgãos, as nanoestruturas são usadas como suporte à adesão, migração, proliferação e metabolismo celulares, para encapsular moléculas bioactivas ou como agentes antimicrobianos. Nesta actividade veremos alguns exemplos de produção de nanoestruturas: nanofibras de policaprolactona (um polímero sintético biocompatível e biodegradável) e nanopartículas de prata (um excelente agente antimicrobiano).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 240
Hora de início: , , , , , , , , ,
Localização no Campus

A impressão 3D tem uma grande aplicação na área da saúde com elevado impacto na reabilitação e na promoção da qualidade de vida. É nesta sequência que surge o 3D Printing Center for Health, criado pelos centros de Investigação LIBPhys e UNIDEMI e pelo Fablab FCT, que tem como objetivo promover, coordenar e aplicar atividades de desenvolvimento tecnológico com impacto social na área da saúde e independência funcional, com recurso à impressão 3D. Nesta atividade os alunos terão oportunidade de perceber como são desenvolvidos os dispositivos, quais os materiais usados na impressão e experimentar.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 107
Hora de início: , , ,
Localização no Campus

Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso das condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII)
Hora de início: , , , , ,
Localização no Campus